PSICOMOTRICIDADE: A HARMONIA DOS GESTOS NA EXPRESSÃO FACILITAM A INTEGRAÇÃO COM O MEIO

A Psicomotricidade é uma ciência relativamente nova que, por ter o homem como objeto de seu estudo, engloba várias outras áreas: Educacionais, Pedagógicos e de Saúde.
Jocian, autora de vários livros, entre eles PSICOMOTRICIDADE: TEORIA & PRÁTICA, sempre acreditou e defendeu que somos seres que sentem, pensam e agem eque se expressam através de movimentos, sendo a atividade aquática um dos meios perfeitos para o desenvolvimento integral do indivíduo, quando respeitados esses referenciais.
Criou em 1989, o CENTRO DE PSICOMOTRICIDADE ÁGUA & VIDA onde atua com o corpo, mais direcionado à aprendizagem e à psicomotricidade com propostas aquáticas e de solo. Atendendo desde bebês, crianças e adultos até portadores de necessidades especias.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

DEFICIÊNCIA MOTORA - INTERVENÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR

 DEFICIÊNCIA MOTORA - INTERVENÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR
( com sugestões pedagógicas de jogos e de materiais adaptados)
AUTORA JOCIAN MACHADO BUENO


Este livro é resultado de estudos sobre o contexto inclusivo do deficiente motor e tem a preocupação de ampliar o olhar educativo sobre essa população que, embora limitada fisicamente, tem muito a nos oferecer, e necessita do olhar generoso do outro para que seja atendido plenamente em suas necessidades e anseios.

1. Desenvolvimento e movimento: qual a relação?
2. Desenvolvimento motor e deficiência motora.
3. Deficiência motora.( causas, níveis de comprometimento e classificação)
4. Paralisia cerebral (PC)
5. Necessidades educacionais especiais de alunos com deficiências motoras ( adaptações curriculares,avaliação psicoeducacionais motoras, recursos educacionais)
6. Recursos educacionais e adequações físicas.



                                                                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário