PSICOMOTRICIDADE: A HARMONIA DOS GESTOS NA EXPRESSÃO FACILITAM A INTEGRAÇÃO COM O MEIO

A Psicomotricidade é uma ciência relativamente nova que, por ter o homem como objeto de seu estudo, engloba várias outras áreas: Educacionais, Pedagógicos e de Saúde.
Jocian, autora de vários livros, entre eles PSICOMOTRICIDADE: TEORIA & PRÁTICA, sempre acreditou e defendeu que somos seres que sentem, pensam e agem eque se expressam através de movimentos, sendo a atividade aquática um dos meios perfeitos para o desenvolvimento integral do indivíduo, quando respeitados esses referenciais.
Criou em 1989, o CENTRO DE PSICOMOTRICIDADE ÁGUA & VIDA onde atua com o corpo, mais direcionado à aprendizagem e à psicomotricidade com propostas aquáticas e de solo. Atendendo desde bebês, crianças e adultos até portadores de necessidades especias.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

AS FORMAÇÕES BRASILEIRAS EM PSICOMOTRICIDADE

AS FORMAÇÕES BRASILEIRAS EM PSICOMOTRICIDADE
EDIÇÃO HISTÓRICA DE 50 ANOS - REVISTA MOSAICO


PSICOMOTRICIDADE AQUÁTICA - 

 " De nada adianta entender a fisiologia do corpo, as técnicas e métodos psicomotores e aquáticos, se o sujeito e sua cultura corporal não são compreendidos em sua subjetividade, abandonando a linguagem corporal e a construção socializada da prática de movimentos e permitindo que o sujeito possa construir suas ações e perpetuá-las no dia a dia, representando descobertas a partir de suas verdades."

MERGULHE DE CABEÇA E DE CORPO INTEIRO... trechos do ARTIGO DE JOCIAN MACHADO BUENO-

...O presente artigo apresenta a caracterização dessa linha de formação profissional, as raízes teóricos e epistemológicas, sua organização metodológica, prática e de avaliação, apresentando os pressupostos que a sustentam.
  Desta maneira, as relações entre a  cultura corporal, a Psicomotricidade Aquática e as práticas aquáticas vigentes constroem as concepções metodológicas que organizam o tripé de formação profissional ( prático pessoal, didático de intervenção/supervisão e teórico), tanto educativo quanto terapêutico, permeando as diversas áreas de atuação...

...O meio aquático permite que a pessoa controle, organize e harmonize seus movimentos, alternando atividades dirigidas com movimentos livres, de expressão corporal, trabalhando a relação do indivíduo com o espaço, a partir da criatividade e da espontaneidade.

...Assim, a Psicomotricidade Aquática é capaz de atender as mais variadas idades, do bebê ao indivíduo da terceira idade, em diversos campos de atuação, da estimulação até a terapia. O processo pode ser desenvolvido de forma individual ou em grupo. ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário