PSICOMOTRICIDADE: A HARMONIA DOS GESTOS NA EXPRESSÃO FACILITAM A INTEGRAÇÃO COM O MEIO

A Psicomotricidade é uma ciência relativamente nova que, por ter o homem como objeto de seu estudo, engloba várias outras áreas: Educacionais, Pedagógicos e de Saúde.
Jocian, autora de vários livros, entre eles PSICOMOTRICIDADE: TEORIA & PRÁTICA, sempre acreditou e defendeu que somos seres que sentem, pensam e agem eque se expressam através de movimentos, sendo a atividade aquática um dos meios perfeitos para o desenvolvimento integral do indivíduo, quando respeitados esses referenciais.
Criou em 1989, o CENTRO DE PSICOMOTRICIDADE ÁGUA & VIDA onde atua com o corpo, mais direcionado à aprendizagem e à psicomotricidade com propostas aquáticas e de solo. Atendendo desde bebês, crianças e adultos até portadores de necessidades especias.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

DEFICIÊNCIA MOTORA - INTERVENÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR

 DEFICIÊNCIA MOTORA - INTERVENÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR
( com sugestões pedagógicas de jogos e de materiais adaptados)
AUTORA JOCIAN MACHADO BUENO


Este livro é resultado de estudos sobre o contexto inclusivo do deficiente motor e tem a preocupação de ampliar o olhar educativo sobre essa população que, embora limitada fisicamente, tem muito a nos oferecer, e necessita do olhar generoso do outro para que seja atendido plenamente em suas necessidades e anseios.

1. Desenvolvimento e movimento: qual a relação?
2. Desenvolvimento motor e deficiência motora.
3. Deficiência motora.( causas, níveis de comprometimento e classificação)
4. Paralisia cerebral (PC)
5. Necessidades educacionais especiais de alunos com deficiências motoras ( adaptações curriculares,avaliação psicoeducacionais motoras, recursos educacionais)
6. Recursos educacionais e adequações físicas.



                                                                                                                   

AS FORMAÇÕES BRASILEIRAS EM PSICOMOTRICIDADE

AS FORMAÇÕES BRASILEIRAS EM PSICOMOTRICIDADE
EDIÇÃO HISTÓRICA DE 50 ANOS - REVISTA MOSAICO


PSICOMOTRICIDADE AQUÁTICA - 

 " De nada adianta entender a fisiologia do corpo, as técnicas e métodos psicomotores e aquáticos, se o sujeito e sua cultura corporal não são compreendidos em sua subjetividade, abandonando a linguagem corporal e a construção socializada da prática de movimentos e permitindo que o sujeito possa construir suas ações e perpetuá-las no dia a dia, representando descobertas a partir de suas verdades."

MERGULHE DE CABEÇA E DE CORPO INTEIRO... trechos do ARTIGO DE JOCIAN MACHADO BUENO-

...O presente artigo apresenta a caracterização dessa linha de formação profissional, as raízes teóricos e epistemológicas, sua organização metodológica, prática e de avaliação, apresentando os pressupostos que a sustentam.
  Desta maneira, as relações entre a  cultura corporal, a Psicomotricidade Aquática e as práticas aquáticas vigentes constroem as concepções metodológicas que organizam o tripé de formação profissional ( prático pessoal, didático de intervenção/supervisão e teórico), tanto educativo quanto terapêutico, permeando as diversas áreas de atuação...

...O meio aquático permite que a pessoa controle, organize e harmonize seus movimentos, alternando atividades dirigidas com movimentos livres, de expressão corporal, trabalhando a relação do indivíduo com o espaço, a partir da criatividade e da espontaneidade.

...Assim, a Psicomotricidade Aquática é capaz de atender as mais variadas idades, do bebê ao indivíduo da terceira idade, em diversos campos de atuação, da estimulação até a terapia. O processo pode ser desenvolvido de forma individual ou em grupo. ...

SINDROME DE DOWN: INVESTINDO NAS CONQUISTAS

ACONTECEU NO CENTRO DE PSICOMOTRICIDADE ÁGUA E VIDA


No dia 14 de maio de 2011 aconteceu o evento SINDROME DE DOWN : INVESTINDO NAS CONQUISTAS, onde reunimos profissionais e pais de bebês e crianças com a Síndrome.

Com palestra do Educador Físico João Victor Silveira ( portador da Sindrome) os participantes tiveram a oportunidade de debater assuntos pertinentes ao desenvolvimento e "futuro" de seus filhos em roda de conversa. O encerramento foi dirigido por Jocian e logo em seguida foram recepcionados com um lanche finger food.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

TITULAÇÃO: ACADÊMICO FUNDADOR e 3o. CONGRESSO BRASILEIRO DE NATAÇÃO INFANTIL

3o. CONGRESSO BRASILEIRO DE NATAÇÃO INFANTIL
EM MARÇO - São Paulo

No evento, Jocian participou como palestrante e no dia 26 de março de 2011, Jocian Machado Bueno recebeu o Título de "ACADÊMICO FUNDADOR" pela Academia Brasileira de Profissionais de Natação Infantil.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

PSICOMOTRICIDADE: EQUILÍBRIO

Corpo, mente e emoção relacionam-se constantemente no desenvolvimento do indivíduo.
A identificação e a intervenção no apoio às dificuldades emocionais conduzem à harmonia e ao bem-estar  do indivíduo.
Os equilíbrios físicos e orgânico estabelecem a base de sustentação do indivíduo.


PSICOMOTRICIDADE: HARMONIA

O movimento e a harmonia dos gestos na expressão facilitam a integração com o meio.